Polícia

Latrocínio em Cariacica: suspeitos teriam envolvimento em cerca de dez crimes

O adolescente suspeito de atirar contra contador foi preso nesta quinta-feira (10) e confessou o crime. Outros dois envolvidos ainda estão sendo procurados pela polícia

Foto: Reprodução

Os suspeitos de assassinar o contador Rodrigo Silva da Vitória, de 44 anos, durante um assalto no bairro Bela Aurora, em Cariacica, também teriam realizado pelo menos outros dez crimes na região. A informação foi confirmada pela polícia durante uma coletiva e imprensa realizada nesta quinta-feira (10). 

De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia Especializada em Crimes de Furtos e Roubos de Veículos, Ricardo Toledo, o carro usado no latrocínio do contador havia sido roubado em janeiro. O veículo foi importante na investigação para que a polícia conseguisse identificar os suspeitos. 

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O carro foi encontrado em chamas no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, na manhã da última segunda-feira (7). O delegado explicou que as vítimas do roubo do carro contaram que os criminosos usaram uma moto vermelha para cometer o crime. Através dessa informação, a polícia identificou os três envolvidos.

Ainda segundo a polícia, o latrocínio e o roubo do carro não foram os únicos crimes que o trio cometeu no município.

“O que temos como certo e reconhecido é o veículo usado no latrocínio, o latrocínio e um roubo a residência em que eles também utilizaram o veículo. Pelo menos outros sete ou oito crimes estão sendo apurados. Eles estavam praticando uma onda de crimes na região de Cariacica. Vamos chamar as vítimas no decorrer dos próximos dias para fazer o reconhecimento. Mas a gente acredita que pelo menos de dez a 15 crimes, com certeza, eles praticaram”, disse o delegado.

Adolescente suspeito de matar contador é apreendido

Um adolescente de 17 anos, suspeito de ser o executor de Rodrigo, foi apreendido na noite desta quarta-feira (09). De acordo com o delegado, a mãe dele já havia confirmado à polícia o envolvimento do filho através das imagens das câmeras de segurança que registram o crime.

“Na terça-feira pela manhã, nós localizamos a genitora do responsável pelo disparo. Ela foi conduzida até a delegacia e interrogada. Ela confirmou ser o filho dela nas  imagens, confirmando as informações que já tínhamos”, disse. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Imagens mostram ação de suspeitos durante assassinato em Cariacica

Segundo o delegado, a mãe conversou com o filho e pediu para que ele se entregasse. No entanto, o adolescente negou. A polícia continuou as ações para tentar localizar o jovem.

O homem de 21 anos já foi identificado pela polícia. O delegado contou que já protocolou, junto ao Ministério Público, um pedido de prisão preventiva, que deve ser encaminhado ao judiciário até esta sexta-feira (11).

Após o depoimento da mãe do homem de 21 anos, o padrinho do adolescente procurou a delegacia. Ele disse que o jovem iria se entregar porque não tinha mais lugar para se esconder.

“Na parte da tarde, o padrinho do adolescente esteve na delegacia. Ele falou que ele ia se apresentar porque não tinha mais para onde fugir. Todos os locais que ele tinha escolhido para se esconder, a polícia já tinha ido. Ele estava com medo de ficar na rua e sofrer algum tipo de represália”, disse.

O jovem contou ao padrinho onde estava. O homem foi ao apartamento, no bairro Santa Cecília, com a polícia e o adolescente acabou apreendido. Ainda de acordo com o delegado, o jovem confessou a participação no crime.

Adolescente deu detalhes do latrocínio 

Segundo o delegado, o adolescente contou que ele e o comparsa de 21 anos saíram em busca de um carro novo para roubar. 

“Ele contou que eles estavam no Terminal de Itacibá. Ele e o maior falaram: ‘Vamos sair para roubar?!’ Eles começaram a procurar um carro novo, ligaram para o terceiro indivíduo, o motorista, e falaram para pegar eles. Eles saíram rodando pelos bairros procurando um veículo que fosse novo. Não tinha um perfil de vítima especifico”, contou o delegado.

Os jovens observaram a vítima e decidiram agir. “Na hora que passaram na rua pela primeira vez, eles viram um veículo novo avaliado com um valor alto. Deram a volta e anunciaram o assalto. Ele falou que não viu a criança, só viu quando desceu do carro e não ia voltar para trás”, acrescentou.

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos teriam se confundido com as chaves das vítimas e dos carros. 

“Inicialmente, outra vítima entregou a chave. O adolescente foi para dentro do carro e viu que a chave estava trocada. Ele voltou para pedir a outra chave. É nesse momento que ele volta e aponta a arma para a cabeça do contador. O outro suspeito pegou a chave do contador, entra no carro e vê que estava trocado. Nas imagens, dá para ver que ele sai andando pela rua procurando o carro pelo alarme”.

Foi nesta confusão das chaves que o contador percebeu que o suspeito estava distraído e acabou reagindo ao assalto. O delegado explicou que eles entraram em luta corporal. 

LEIA TAMBÉM: Homem saía de festa de aniversário quando foi morto em Cariacica

O adolescente contou à polícia que efetuou o primeiro e o segundo disparo, mesmo assim o contador continuou tentando impedir a ação. Foi somente no terceiro disparo que a vítima perdeu a consciência e acabou caindo no chão.

De acordo com o delegado, o adolescente apreendido foi encaminhado para a Vara da Infância e Juventude. 

“O adolescente foi apreendido e lavrado auto de apreensão. Ele foi encaminhado para a Vara da Infância e Juventude, que vai analisar se mantém ele internado ou em liberdade”. 

LEIA TAMBÉM: “Estamos exaustos por prender as mesmas pessoas”, diz secretário sobre menor apreendido suspeito de matar contador em Cariacica

O delegado destacou que as vítimas de tentativas de assalto nunca devem reagir. Quem presenciar algum crime deve, imediatamente, acionar a polícia. 

Os investigadores vão continuar as buscas pelo rapaz de 21 anos e pelo terceiro homem envolvido no crime.

*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.