Polícia

Garota de 16 anos do ES foi vítima de violência sexual no Discord

No Espírito Santo, dois aliciadores foram descobertos pela polícia, sendo que entre eles há uma mulher

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma adolescente do Espírito Santo, de 16 anos, está na lista de possíveis vítimas aliciadas por uma quadrilha que utilizava o Discord para promover ataques sexuais. A vítima, que é da região Serrana do Estado, chegou a ter fotos vazadas na plataforma.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a polícia, a jovem pode integrar um apanhado com mais de 20 vítimas espalhadas pelo Brasil.

Um dos suspeitos identificados é Carlos Eduardo Custódio do Nascimento, o DP, de 19 anos. Ele se entregou na companhia de seu advogado na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São Paulo, onde ficará preso temporariamente. 

LEIA TAMBÉM: Associação criminosa é presa por golpe da "cura espiritual" no ES

Os investigadores suspeitam que o grupo ganhava dinheiro vendendo o material das vítimas para pedófilos e o responsável pela comercialização e envio das imagens seria Victor Hugo, preso em junho deste ano na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Outros dois jovens, William e Gabriel, também foram detidos em São Paulo. 

Mulher está entre aliciadores no ES

A operação para desmantelar a quadrilha acontece em todo o país e no Espírito Santo, dois aliciadores foram descobertos pela polícia. Entre eles uma mulher.

"Uma maior de idade e outro menor de idade já foram identificados e a gente, inclusive, já cumpriu mandado de busca na residência dos dois. Ela pode acabar sendo presa por diversos crimes, como instigação ao suicídio, automutilação e estupro virtual, além de publicação de material de abuso infantil", explicou o delegado Gustavo Buaiz, da Polícia Federal.

A polícia acredita que a presença da mulher na quadrilha pode facilitar o aliciamento de meninas.

"Sendo mulher normalmente é mais fácil convencer outras meninas a darem dados íntimos que podem acabar sendo usados como material de chantagem desses agressores."

Mais de 20 vítimas podem ter sido aliciadas pela quadrilha. No Espírito Santo, uma adolescente de 16 anos, moradora da região Serrana, foi uma dessas vítimas.

"Depois de chantagens e ameaças ela foi submetida a estupro virtual e sofreu automutilação, sendo instigada a se automutilar", acrescentou o delegado.

Diante das denúncias, o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a falta de segurança na plataforma Discord, ambiente virtual utilizado pelos criminosos para abordar essas vítimas. 

LEIA TAMBÉM: Casal assalta passageira de ônibus e debocha: "Roubar é massa"

As investigações começaram em abril, após uma denúncia de duas jovens: uma de Santa Catarina e outra do interior de São Paulo, de 13 e 16 anos. Também está sendo investigada a participação dessa quadrilha em homicídios.

* Com informações da TV Vitória/Record TV